Viagem para a Tailândia: guia rápido com 20 dicas essenciais
Viagem para a Tailândia: 20 coisas que você precisa saber antes de ir

Viagem para a Tailândia: 20 coisas que você precisa saber antes de ir

Está planejando uma viagem para a Tailândia? Nesse post listei 20 coisas que você precisa saber antes de ir – algumas, eu já tinha pesquisado e me ajudaram bastante durante a viagem. Outras eu descobri por conta própria e vim compartilhar todas as dicas com vocês!

Se você souber planejar direitinho, não vai ter perrengue algum. Nós e nossa equipe já estivemos na Tailândia algumas vezes e no início foi muito desafiador: língua completamente diferente, cultura, comida…

Mas, depois de muitos perrengues, nós queremos compartilhar todas as dicas para você viajar para a Tailândia com tranquilidade! Vamos lá?

o que fazer em bangkok em 1 dia
Visitamos o Chatuchak Market no domingo! Foto: @nandahudson

01. Precisa de visto na viagem para a Tailândia?

Turistas brasileiros não precisam de visto para visitar a Tailândia e podem ficar 90 dias no país. Só precisa de passaporte com pelo menos 6 meses de validade, carteira internacional de vacinação contra febre amarela e apresentar a sua passagem aérea. Se você sair do país e voltar, o seu visto é renovado.

Muitos mochileiros fazem isso! Ficam 90 dias na Tailândia, vão para algum país vizinho e voltam para fazer a imigração e renovam os 90 dias.

Você consegue o seu Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) através do app Meu SUS. Caso sua vacina não esteja cadastrada lá, basta ir até um postinho de saúde com o comprovante em papel e solicitar a inclusão. É rápido!

02. Vá direto no Health Control ao desembarcar

Se o visto para a Tailândia não é obrigatório para brasileiros, a vacina de febre amarela é OBRIGATÓRIA sim! A dica é ir direto no Health Control ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Bangkok, antes mesmo de fazer a imigração apresentando o passaporte.

Há placas indicando onde fica o Health Control, é perto da entrada da fila da imigração. Lá você precisará preencher um papel com as suas informações e eles vão carimbar, dizendo que você tem o cartão de febre amarela e está tudo OK.

Depois disso, é só seguir para a imigração e pegar a sua mala!

03. Preciso ir com uma agência de turismo?

Honestamente, você pode se aventurar sozinho em uma viagem para a Tailândia, mas existem alguns passeios que recomendamos fortemente que você esteja com uma agência de turismo confiável, como é o caso do Festival das Lanternas, o bate e volta Ayutthaya e as diversas trilhas pelos parques nacionais.

Em um roteiro Bangkok, ir a um templo ou outro por conta própria é bem tranquilo, mas para se afastar da região central você precisa contar com uma das melhores agências da Tailândia para não passar perrengue!

Top 3 agências que a gente recomenda

Nossa equipe já esteve algumas vezes na Tailândia. Testamos 3 empresas, com propostas diferentes:

Agência Por que a gente recomenda?
Phi Phi Brazuca Ótimo custo-benefício, com roteiros flexíveis e passeios em português.
Tailandiando Turismo receptivo premium na Tailândia, com atendimento em português e pagamento facilitado.
Mundo Ásia Pacotes completos para a Tailândia, com suporte em português do início ao fim da viagem.

Basicamente, com a Phi Phi Brazuca e a Tailandiando você consegue reservar passeios “avulsos” e montar o seu roteiro Tailândia como preferir. Já com a Mundo Asia, você tem a facilidade de garantir um pacote completo, com hotel, transfers e passeios. Nesse caso, você só precisa se preocupar em comprar as passagens aéreas!

04. Viagem para a Tailândia: qual é a moeda da Tailândia e onde fazer o câmbio?

A moeda local se chama Baht (pronuncia “Bá”). 1 dólar equivale a 32 BHT em média (valor de 2026).

Vale a pena levar dólares e trocar em casas de câmbio! Nas ruas mais turísticas, como a Rambuttri e a Khao San Road, tem várias agências e até mini quiosques que fazem o câmbio.

No aeroporto é mais caro, então troque apenas o suficiente para você pagar o táxi até o seu hotel.


Veja também: Roteiro 2 dias em Chiang Mai: as MELHORES DICAS que você vai ler


roteiro Bangkok 5 dias

05. Qual a melhor época para fazer uma viagem para a Tailândia?

Eu sempre falo que a melhor época para você ir para qualquer lugar, é quando você pode ir, já que nem sempre o clima está como as pessoas preveem e você pode ter sorte e pegar dias ótimos. Mas, na Tailândia, é bom levar em consideração alguns fatores:

  • as chuvas são mais frequentes entre junho e outubro;
  • entre abril e junho, o calor é ainda mais intenso e a umidade sobe.

No geral, a melhor época para ir é entre novembro e fevereiro. Eu fui no final de Março e acertei: não peguei chuva, os lugares já estavam com menos turistas e o calor parecia o mesmo de sempre. Só em Chiang Mai que não foi tão legal, já que essa época eles fazem queimadas para limpar as plantações, então o ar estava muito poluído! Mas, fora isso, foi ótimo para todas as regiões que visitei.

06. Como comprar chip de internet na Tailândia?

A internet na Tailândia é muito boa! Na primeira vez que fomos para o país, deixamos para comprar o chip no aeroporto, que é repleto de lojinhas de diversas operadoras. A experiência foi caótica para entender o que estava incluso em cada plano, valores, duração… Enfim, não recomendamos.

Além disso, para comprarmos o chip no aeroporto, precisamos trocar dinheiro também no aeroporto e acabou saindo mais caro do que imaginávamos.

Para as outras viagens, apostamos nos famosos chip de viagem internacional. São empresas que vendem chips ou eSIMs aqui no Brasil e você pode receber no seu endereço ou, no caso do eSIM, por e-mail rapidinho.

Valeu super a pena porque pudemos analisar com calma, do conforto da nossa casa, as vantagens e desvantagens de cada empresa. Foi também muito mais prático e econômico.

Ah, e claro que vamos compartilhar com vocês onde compramos nossos chips de internet para a Tailândia:

  • Quando precisamos do chip físico, compramos com a America Chip.
  • Agora que nosso celular apenas aceita eSIM, compramos um ilimitado com a Holafly.

Ambas as empresas são excelentes, confiáveis e ainda oferecem descontos incríveis com o cupom MALADEAVENTURAS.

Aproveite para ler: Holafly é confiável? É bom? Testamos o eSIM para viagens internacionais

viagem para tailandia

07. Viagem para a Tailândia: cuidado com os taxistas

Essa é uma dica para quem vai viajar para a Tailândia que nós aprendemos na marra: os taxistas sempre vão tentar te cobrar mais caro!

Para sair do aeroporto internacional de Bangkok, entramos na fila dos táxis credenciados e mesmo assim o taxista queria levar a gente até o centro sem ligar o taxímetro. Falamos que só iríamos com ele se ele ligasse o taxímetro e acabou saindo mais barato do que o preço que ele falou no início. Fique atento!

Para vocês terem uma ideia, a corrida do aeroporto até o Rambuttri Village, nosso hotel, custou 500 BHT com pedágio.

Já em outra viagem para a Tailândia, nós já reservamos o nosso transfer Bangkok diretamente pela Civitatis. Essa é uma plataforma de reserva de passeios, ingressos e transfers de confiança. Assim, foi zero perrengue!

Clique aqui para reservar seu transfer

08. Vale a pena usar o app GRAB

Outra opção para se locomover na Tailândia é usar o GRAB, um aplicativo para o celular que é igual o UBER. Costuma ser bem mais barato do que táxi e funciona bem. Algumas vezes o motorista demorou um pouquinho pra chegar, mas foi ok!

Os carros geralmente são novos e os motoristas não tentam dar golpe, é o valor que mostra no app, igualzinho no Uber mesmo.

E outra dica que gostamos de compartilhar é: caso o Grab esteja demorando muito ou você não consiga encontrar algum disponível naquele local, veja no aplicativo quanto custaria a corrida e tente negociar o valor com o taxista. Muitos deles aceitam.

melhores passeios em Bangkok

09. Viagem para a Tailândia: e o tuk tuk?

Usamos o tuktuk para nos locomover no centro turístico de Bangkok – fomos do nosso hotel até o Grand Palace, que durou só 15 minutos.

É uma experiência super divertida e um pouquinho radical, já que eles correm bastante! Achamos até um pouco perigoso: o tuktuk não tem segurança nenhuma, se acontecer alguma batida, você pode se machucar feio.

Então, indicamos o tuktuk na Tailândia para distâncias curtas!

Além disso, é MUITO importante negociar com eles o valor antes de fazer a corrida. Eles também são malandros e vão querer cobrar caro!

Sempre ouvimos dizer sobre os golpes do tuktuk, onde o motorista fala que o templo que você quer visitar está fechado naquele horário e acaba te levando para um passeio em outro lugar, com parada em uma loja onde eles ganham comissão.

Parece óbvio o golpe, mas nós caímos nele em nossa última viagem para a Tailândia. Um rapaz em tom super amigável começou a nos dar dicas pelas ruas de Bangkok, uma simpatia! Conversa vai, conversa vem, ele nos indicou um tuktuk e nós confiamos nele. Na verdade, tanto ele quanto o motorista do tuktuk eram parceiros e já tem o costume desse golpe. Perdemos algumas horas de passeio e foi frustrante!


Não esqueça do seu seguro viagem! A gente indica o site da Seguros Promo, que compara preços das melhores seguradoras. Com o código AVENTURAS15 você garante 15% de desconto!


10. Como se comunicar na Tailândia?

Em uma viagem para a Tailândia, o idioma pode ser um problema. A maioria dos tailandeses fala um inglês muito básico – tem que ter paciência e muitas vezes fazer mimica para conseguir se comunicar com eles direito.

Mas, essa é a única alternativa para se comunicar por lá, já que é muito difícil entender qualquer coisa no idioma deles!

Aproveite para ler: Quanto custa viajar para a Tailândia: preços atualizados

11. Cuidados com a alimentação na viagem para a Tailândia

A comida numa viagem para a Tailândia pode ser uma questão. Isso porque é bom tomar alguns cuidados para evitar pegar alguma bactéria ou infecção alimentar: tome somente água da garrafinha (lacrada!), prefira bebidas sem gelo e escove os dentes com água da garrafinha também.

Principalmente nas ilhas, a água é muito salobra! Outra dica é lavar a mão com frequência.

Cuidado também ao comer comida nas famosas barraquinhas de rua. Veja se o lugar está limpo e observe o preparo dos alimentos! Eu confesso que não tive coragem de comer em nenhuma barraquinha de rua, mas, é bem tradicional por lá e vimos muita gente comendo, inclusive turistas.

o que fazer em bangkok em 2 dias
Pelo mercado flutuante em Bangkok. Foto: @nandahudson

12. Voos internos na viagem para a Tailândia

A melhor maneira de se locomover entre uma cidade e outra, é de avião. É rápido, prático e barato.

Na hora de comprar os voos internos, veja se a passagem inclui bagagem despachada. Quando compramos, a maioria das companhia aéreas mais baratas não incluíam bagagem e era cobrado a parte. Fizemos todos os voos de Thai Airways e acabou compensando: tivemos uma bagagem de 20kg incluída, o avião era enorme e confortável e tinha um ótimo serviço de bordo.

13. Levar mala de rodinhas ou mochilão?

Em nossa primeira viagem para a Tailândia, ficamos com muita dúvida se tínhamos que levar mala de rodinhas ou mochilão.

Acabamos optando pelo mochilão com todas as roupas e a necessaire, mais uma mala de mão de rodinhas para carregar os equipamentos fotográficos e ter espaço extra para compras. Como compramos todas as passagens internas com a Thai Airways, tínhamos 20KG para despachar e mais uma mala de mão com até 10KG.

Resumo: não valeu a pena! O peso nas costas castiga e na maioria das situações, a mala de rodinhas teria sido bem prática para apenas puxar.

Nossas outras viagens foram sempre com 1 mala de 10kg e uma mala média de rodinhas, até 20kg. Também já viajamos com uma mochila normal nas costas e uma mala de 10kg despachando!

14. O que levar na mala para uma viagem para a Tailândia?

A mala da viagem para a Tailândia não é complicada! Você deve se preocupar em levar roupas bem leves, já que durante todo o ano o calor é intenso no país.

Mas, é importante se atentar ao visitar os templos: no Grand Palace, por exemplo, eles não deixam você entrar se estiver com camiseta de alcinha e apenas colocar um lenço por cima. Tem que ir com blusa de manga, tampando os ombros e o peito e alguma saia ou calça que fique abaixo dos joelhos. O mesmo serve para os homens!

Em outros templos, eles aceitam apenas jogar o lenço para tampar os ombros, mas é muito importante respeitar e não tirar durante o passeio. Se você não for visitar templos, pode usar qualquer roupa (shorts, saias, vestidos…. sem problemas!). E, nas praias, leve bastante bikini e chinelos!

viagem para tailandia preço
Ombros e joelhos cobertos em Chiang Mai. Foto: @nandahudson

15. Viagem para a Tailândia: sobre religião

Por lá, você vai ver duas religiões predominantes: o Budismo e Islamismo. Demoramos até nos acostumar a ver monges andando pra lá e pra cá. Inclusive, no nosso voo Zurich > Bangkok, tinham uns 10 monges no avião, foi uma cena super diferente pra nós!

Em Bangkok e Chiang Mai víamos monges a todo momento, rezando nos templos, passeando as ruas… Já nas praias, em Koh Phi Phi e Railay, vimos muitos muçulmanos! Geralmente eles são donos de lojas e restaurantes.

O importante é sempre respeitar as religiões e os costumes de cada cultura!

16. Rotas de fuga para tsunamis em Koh Phi Phi

Você deve saber que em 2004 uma tsunami devastou várias cidades do Sudeste Asiático, inclusive, a Tailândia. Não havia avisos e nem alertas naquela época. Mas isso mudou.

Hoje em dia, você pode ficar tranquilo, porquê existem várias placas nas praias, treinamentos com os moradores para fugir de uma possível tsunami e alertas. Uma dica é ficar de olho nas notícias de toda a região do Sudeste Asiático.

Em Phi Phi e ilhas ao redor, você vai ver muitas placas indicando para onde ir, em caso de tsunami. Em Tonsai, onde está o principal centrinho de Phi Phi, eles indicam ir para o View Point, que é inclusive uma trilha bem bonita com visual do alto da ilha.

Estar no alto de uma montanha é a melhor opção em caso de outra onda gigante.

viagem para tailandia
As ilhas Phi Phi são um paraíso! Foto: @nandahudson

Veja também: Ilhas Phi Phi: os MELHORES PASSEIOS para incluir no seu roteiro


17. Preciso de seguro viagem para Tailândia?

Não, o seguro viagem Tailândia não é obrigatório para brasileiros. Contudo, o governo brasileiro recomenda que os viajantes não viajem sem a contratação de um seguro. Nós também sempre optamos por viajar protegidas, independente da obrigatoriedade ou não.

Nada melhor do que viajar tranquilo e ainda conseguir economizar contratando seu seguro viagem Tailândia com desconto! Em todos os nossos planejamentos, pesquisamos neste site da ferramenta de comparação de seguros para comparar preços.

E para facilitar a vida dos nossos seguidores, ainda descolamos um cupom de desconto que pode ser usado quantas vezes você quiser. Contratando qualquer seguro internacional, você terá 15% de desconto no valor do final. E o mais legal é que ele não possui validade.

Basta inserir o cupom AVENTURAS15 no site antes de concluir a sua compra.

18. Negocie sempre: a arte de pechinchar na viagem para Tailândia

Os preços na Tailândia já são muito atraentes, mas ficam ainda melhores depois de pechinchar!

Nas lojas e markets principalmente, você vai conseguir abaixar alguns bahts. A gente sempre falava: “Can you do a better price?” e eles logo falavam o valor deles. Em alguns casos, ainda conseguíamos abaixar mais ainda, mas alguns são resistentes e não abaixam tanto. O importante é tentar!

19. Faça compras nos “markets” da Tailândia

Falando em compras na Tailândia, não deixe de visitar os mais diferenciados “markets” do país.

Chegamos em Bangkok no domingo e fomos conhecer o Chatuchak Market, que só acontece aos finais de semana. É um mercado ao ar livre gigantesco, onde você encontra de tudo e tem ótimos preços.

Além desse, fomos também no “Night Bazaar”, em Chiang Mai. É um mercado noturno, também ao ar livre, onde você encontra roupas, souveniers, itens de decoração e muitas barraquinhas de comida também.

Em outra viagem, fomos nos famosos Mercado do Trem e Mercado Flutuante e foi super divertido, mesmo que você não queira comprar nada, vale a pena conhecer. Quem nos levou foi a agência Phi Phi Brazuca com uma guia incrível que falava português e nos contemplou com várias curiosidades sobre os lugares!

Clique aqui para reservar com a Phi Phi Brazuca

roteiro bangkok 2 dias
Mercado do trem – Foto: @nandahudson

Aproveite e leia: Phi Phi Brazuca é confiável? É uma boa agência na Tailândia? Confira a nossa experiência e de outros viajantes

20. Como organizar um roteiro Tailândia?

A tarefa mais difícil é planejar um roteiro Tailândia. São várias cidades interessantes, muitas praias e lugares incríveis. Com certeza você vai querer fazer tudo!

Para aproveitar o melhor do país, a gente recomenda ficar, no mínimo, 10 dias na Tailândia. Assim, você consegue ver um pouquinho de cada cidade. Bangkok, Chiang Mai e Koh Phi Phi são os destinos mais turísticos. O nosso roteiro de 9 dias na Tailândia já está disponível e pode te inspirar.

Bangkok é a principal porta de entrada da Tailândia e você pode aproveitar alguns dias na capital para conhecer templos icônicos, como o Grand Palace, o Wat Pho e o Wat Arun. Esses não podem ficar de fora da sua lista de o que fazer em Bangkok.

Depois, nossa sugestão é seguir de avião para Chiang Mai, ao norte da Tailândia. Há muitas opções de onde ficar em Chiang Mai que são bem charmosas e com preço excelente. Você pode ficar 3 dias explorando templos, santuários de elefantes e também caminhar por Old Town.


Sua viagem pode terminar em uma praia paradisíaca da Tailândia, afinal, nada melhor do que relaxar após dias intensos de caminhadas e agitação, certo? Alguns dias nas ilhas Phi Phi vão te deixar revigorado para voltar ao Brasil com gostinho de quero mais!


Veja também: Santuário de elefantes na Tailândia: qual escolher e quanto custa


Pronto para fazer uma viagem para a Tailândia?

E aí, curtiram as dicas de viagem para a Tailândia? Esperamos que te ajude a organizar uma viagem para a esse paraíso. A mistura de paisagens maravilhosas e a cultura totalmente diferente da nossa faz desse destino ainda mais especial. Nós amamos viajar para esse país!

Aproveite para conferir os vlogs da viagem no canal do Youtube do Mala de Aventuras:


Veja também:

Melhores resorts na Tailândia: opções para todos os viajantes

Quanto custa viajar para a Tailândia: preços atualizados

Roteiro Tailândia: o melhor da Tailândia em 7, 10 ou 15 dias de viagem

Melhores agências Tailândia: quais são confiáveis e têm bom preço


 


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem Escreve@Nanda Hudson
Nanda Hudson

Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.

24 comentários em “Viagem para a Tailândia: 20 coisas que você precisa saber antes de ir”

  1. Gabriela Torrezani

    Maravilhosas suas dicas de viagem para a Tailândia, tudo o que eu precisava saber, especialmente quando ir, estava muito na dúvida… tentarei planejar para fevereiro do ano que vem!

  2. Nanda, arrasou nas dicas. A Tailândia está no topo da minha lista de desejos e espero conseguir conhecer ainda este ano. Confesso que tenho receio por causa da alimentação. Sou meio “fresca” e tenho medo de passar fome kkk (desculpa o exagero) mas quero saber se da pra comer bem por la. Vi que vc fez observação sobre as barraquinhas, mas em restaurantes, encontramos comidas não tão exóticas? Amei suas dicas e vou considerá-las, com certeza. Obrigada por compartilhar

    1. Siim, dá para encontrar opções mais “normais”, mas não espera nada incrível, eles são bons em preparar comida tailandesa mesmo! Mas, nada que um mc donald’s não salve!

  3. A Tailândia é um destino bem interessante, é preciso entrar no espírito. A tentativa de enganar turistas, infelizmente, é comum, e essa preferência por peles claras é comum em vários países asiáticos.

  4. Fabíola Moura

    Dicas muito úteis na programação de uma viagem para a Tailândia. Que bom que não precisa de visto e uma coisa importante são esses cuidados com a alimentação, principalmente para quem viaja com crianças.

  5. Romisse Batista

    Tailândia lugar único, cheio de cor, vida! Um lugar maravilhoso! Nunca fui, mas meu marido já! sempre olho os albuns de fotos da Tailândia dele. Estou louca pra ir!

  6. Michelle Pfaff

    Post completíssimo sobre as curiosidades que temos antes de ir, não só pra Tailândia mas para qualquer lugar um pouco diferente da nossa cultura. Gostei!

  7. Oie Nanda, eu amei seu blog sobre a Tailândia!!! Estou me programando para ir quando essa quarentena passar. Eu gostaria de saber aproximadamente quanto vocês gastaram no total somando tudo, para eu ter uma noção mais ou menos. Morro de vontade de visitar o santuário em chiang mai.parabéns pelk blog e obrigada ❤❤❤

    1. Nanda Hudson

      Oi Gabi!

      Ahh fiquei feliz que você gostou das dicas da Tailândia! No final desse post eu deixei os nossos gastos principais! É difícil falar o valor total, pq depende muuito do estilo de viagem de cada um! Mas o santuario de elefantes foi 200 baht!

      Espero que sua viagem seja incrível!
      Beijos
      Nanda

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mala de Aventuras
Rolar para cima