Vinícola Andeluna: uma experiência imperdível no Valle de Uco, em Mendoza

Diante das inúmeras opções de vinícolas para visitar em Mendoza, é difícil escolher uma só. Eu fiquei muito perdida na hora de decidir, e fui atrás da recomendação de outras pessoas que já haviam feito passeios para decidir o meu roteiro.

Quando recebi o convite da vinícola Andeluna para fazer um tour e um almoço com harmonização de vinhos, não pensei duas vezes! Aceitei o convite e fizemos a nossa reserva com bastante antecedência. Pesquisando mais informações sobre a vinícola, me surpreendi ao ler muitos comentários positivos e diversos blogs indicando como um excelente passeios para fazer na região do Valle de Uco!

Fiz um “vlog” mostrando o tour e o almoço harmonizado que fizemos na vinícola. Para assistir, aperte o play!

Curtiu? Então se inscreve no nosso canal, é só clicar aqui!

Onde fica?

O Valle de Uco é uma região vitivinícola que vem crescendo muito em Mendoza. O grande diferencial é possuir os vinhedos mais altos do mundo, aos pés das Cordilheiras dos Andes, resultando em paisagens deslumbrantes e vinhos de alta qualidade.

bodega andeluna melhor vinícola de mendoza

A Bodega Andeluna está localizada nessa região, em uma propriedade de 80 hectares e uma altitude de 1300 metros. Os vinhos oferecem um perfil diferente, por sua cor intensa, expressão aromática e estrutura.

Localizada há 100 km de Mendoza, a região vem atraindo os turistas por conta das suas vinícolas super modernas. Prepare-se para viver uma inesquecível experiência gastronômica!

A Andeluna

O grande diferencial da vinícola Andeluna é o esforço e o cuidado em fazer os visitantes se sentirem em casa! Os sofás aconchegantes espalhados na sala principal são um convite para você se sentar e ficar horas por ali, batendo papo e degustando ótimos vinhos.

vinícola andeluna

É uma vinícola boutique, de porte médio. São produzidos 1 milhão e 600 mil litros de vinhos por ano!

A visitação

Se você quiser entender um pouco mais sobre vinhos produzidos pela Andeluna, vale super a pena fazer o tour. O Sommelier Maurício nos recebeu e, antes de tudo, nos explicou sobre os vinhos Andeluna.

vinícola Andeluna

Eles oferecem a linha jovem, chamada Andeluna 1300. São 3 vinhos brancos, 1 vinho rosé e 3 vinhos tintos. Já a linha mais top, é chamada de Pasionado, composta por vinhos mais complexos e intensos. Um deles, o Cuatro Cepas, é feito através de um blend de uvas!

vinhos andeluna 1300

Em seguida, ele nos levou para uma salinha com várias fotos emolduradas, e nos explicou sobre as diferentes estações do ano e como elas influenciam nas plantações.

Aqui, fica uma dica: não existe a “melhor época para visitar”. Vai de acordo com o seu gosto e com o que você procura! Eu fui agora, em Junho, e pude ver neve nas montanhas e também aproveitei a viagem para ir até Las Leñas esquiar. Mas, se você quiser ver as plantações bem verdinhas e carregadas de cachos de uvas, é melhor optar por ir de fevereiro a abril.

vinícola andeluna

Depois, fomos em uma sala enorme, cheia de tanques, onde acontece o processo de maturação, fermentação e decantação, passando em seguida por um pequeno laboratório, onde haviam algumas meninas avaliando a qualidade dos vinhos.

Última parada: a sala de negócios! Ali, o Maurício nos contou várias curiosidades da vinícola, e disse também que é naquela sala onde eles fecham grandes negócios com compradores do mundo inteiro. Na sala, tem uma surpresa, mas eu não vou contar, né? Só indo lá mesmo para conhecer mais sobre a Andeluna e claro, experimentar os vinhos maravilhosos.

O restaurante

A proposta gastronômica da Andeluna é inspirada na cozinha Argentina, com ingredientes regionais e receitas que nasceram da mistura dos povos que migraram para lá.

Os ingredientes são, na sua maioria, orgânicos, colhidos da horta que está localizada a 5km da vinícola, todos cuidadosamente selecionados e de qualidade. Por isso, o menu muda de acordo com a estação.

“Toda nossa equipe participa nas seleções de novas propostas, do chef ao enólogo, para conseguir em cada colheita o melhor para o nosso menu de 6 ou 3 passos. Em cada petisco, cada vinho selecionado, cada prato e cada aroma.”

Além de todo o cuidado na preparação dos pratos, a Andeluna se preocupou em deixar o ambiente muito aconchegante, para os sentirmos em casa. Na área do restaurante, podemos ver os chefs cozinhando na cozinha aberta. Ao lado, várias cestinhas com produtos que acabaram se ser colhidos.

almoço andeluna

As mesas enormes de madeira e a porta de vidro completam a experiência. Enquanto degustamos os melhores vinhos harmonizados com os melhores pratos, ficamos observando as plantações com a Cordilheira dos Andes ao fundo.

Almoço com harmonização de vinhos

Não deixe de programar o seu dia para almoçar na Andeluna! O custo x benefício do almoço com harmonização de vinhos é incrível, e é imperdível ter essa experiência pelo menos uma vez durante a sua viagem a Mendoza.

Fizemos a degustação do menu de 6 passos especial de inverno. Eram 6 pratos harmonizados com 6 vinhos da Andeluna. Tudo muito gostoso e bem temperado! Eu não sou muito do “mundo” dos vinhos, não entendo de harmonização e gosto de todos os vinhos. Mas, achei incrível a explicação do sommelier para cada vinho que a gente degustava, e eles realmente realçavam o sabor de alguns pratos e combinavam perfeitamente.

almoço andeluna

O menu era composto por três entradinhas: sopa de amendoim com especiarias, um mix de abobrinha, berinjela e tipos de queijo e uma tortinha de coelho com creme de beterraba que estava divina!

almoço andeluna

almoço andeluna

almoço andeluna

O prato principal foi caprichado: filé mignon com passas e erva doce salteada.

filé mignon andeluna

Já a sobremesa, um canoli de nutella com creme e cereja que estava fantástico e uma tortinha de pêra com sorvete de creme.

sobremesa andeluna

sobremesa andeluna

É sério, não deixem de ter essa experiência durante a sua visita ao Valle de Uco! O valor do menu de 6 passos é 615 pesos (aproximadamente 150 reais) por pessoa, incluindo todos os pratos, os vinhos e a visitação.

Se você achar que é muita comida, poderá optar pelo menu de 3 pratos e 3 vinhos. Outra opção é fazer somente a visitação e uma degustação de 5 vinhos, por 170 pesos.

Lembrando que é necessário fazer a sua reserva!

Mais Informações

Além de entender todo o processo de fabricação dos vinhos e degustar um almoço deliciosos, você poderá explorar cada cantinho da enorme plantação de vinhedos!

bodega andeluna

A área externa é maravilhosa, com sofás aconchegantes espalhados na varanda. Estava bem frio quando fui, mas acredito que no verão seja uma delícia ficar horas ali aproveitando a vista.

bodega andeluna

E se você quiser levar os vinhos da Andeluna para casa? Pode?

É claro que pode! Na estante, eles exibem os vinhos da casa, e depois do tour e da degustação, você já vai conseguir decidir qual é o seu preferido. Eu achei os valores da linha jovem muito bons, e levando mais quantidade, ainda tinha uma mega promoção! Eu e meus pais saímos de lá com 6 garrafas cada um! =O

Em breve vou fazer um post com dicas para você trazer vinhos na mala! Fiquem de olho!

O horário de funcionamento é de segunda a segunda, das 9h às 18h. 

É importante reservar a sua mesa para almoço, eles preparam os pratos de acordo com a demanda. 

O almoço geralmente é servido por volta das 12h30.

Contato:

www.andeluna.com.ar
Tel/Fax + 54 2622 423 226 int. 13
Cel. (da Argentina) 0261 155089525
E-mail: turismo@andeluna.com.ar

***

Lembrando que aqui no blog a gente sempre fala a nossa opinião verdadeira, e contamos tudo o que vivenciamos no local! Apesar de ter sido convidada para conhecer a vinícola, me surpreendi a cada instante, e recomendaria de qualquer forma!

***

Não esqueça de acompanhar as nossas aventuras nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/blogmaladeaventuras
Instagram: instagram.com/maladeaventuras

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.